quarta-feira, 29 de maio de 2013

Jogar futebol? Ou um dia ser futebolista? Os caminhos perigosos...



"Os craques de hoje, não  são os de amanha"

Esta frase descreve tudo. Vivemos hoje numa sociedade manifestamente pobre e em que os estudos dos filhos muitas vezes nao sao suficientes para garantir um futuro de qualidade.

Escapatória para muitos deles? O desporto e o futebol em particular.

Muitos jovens seguem hoje para as academias/clubes acorrentados ao sonho e pressão de um dia ser como as estrelas que eles seguem nas televisoes. Ora isto esta muito longe de acontecer e salvo raríssimas excepçoes, a maioria acaba por fracassar.

Marcio, como milhares de outros jovens deviam ter quem lhes mostra-se este video durante a sua escalada precipitada para o mediatismo...O alerta deve partir dos pais e do seu treinador.

Mas o mundo do Futebol é um mundo cada vez mais permíscuo e tanto os clubes como os empresarios so olham aos euros, que este ou aquele miudo podera valer daqui a uns anos. Esqueçem-se é que aquele miudo que cedo vai abandonar os estudos ou ate a sua morada habitual pode vir a falhar, e quando falha eles abandona-nos e esquecem-se do futuro que outrora prometeram e fizeram sonhar. Nas palavras amargas de Marcio Sousa esta lá tudo. Esta lá a raiva, esta lá o desalento, esta lá a revolta de quem nao foi amparado.

Desenganem-se aqueles que so vejo a culpa nos "agentes". Marcio nao fez tudo para lá chegar. é um facto. Mas poderá um miudo de 14, 15 anos ser o dono do seu proprio futuro?

Uma mensagem, aos pais, aos atletas: Se é esse o vosso sonho, agarrem-no, lutem. Mas cuidado! Os espinhos e as decepçoes vao chegar...e tem de haver sempre um plano B.

P.S- Esta critica atinge em particular pais, clubes e agentes que nao respeitam o jovem atleta e detectam nele unica e exclusivamente uma fonte de rendimento.

P.S 2- O quadro competitivo da nossa formaçao é extremamente fraco. O que ganham Sporting, Benfica e Porto em terem os melhores durante os Jun D ,Jun C, Jun B?? Esta questao que muito tem a ver com a permatura "captaçao" fica para desenvolver numa proxima analise.

Sem comentários: